Quando comecei o projeto Cena Independente me surpreendi com a quantidade de bandas de qualidade, com material impressionante, e que infelizmente não conseguem sair do mesmo lugar. Claro que a cena Rock está difícil, aliás, o cenário musical está difícil como um todo, mas se muitas bandas excedem o talento musical, muitas vezes falta disponibilidade de informações confiáveis e corretas sobre o grupo. Quem é culpado por isso? A resposta vai doer: a própria banda.

Sabemos que para bandas independentes é difícil ter uma assessoria de imprensa, alguém que esteja à disposição, sempre pronto para tirar as dúvidas de quem busca mais dados sobre a banda. Porém, muitas bandas cometem deslizes básicos que podem ser resolvidos com algumas dicas que vamos dar aqui. O Cena Independente não é perfeito e também tem problemas em manter uma periodicidade, afinal, não vivemos disso, mas vamos tentar contribuir ao máximo para que a cena underground se mantenha firme.

Dica 1: Redes Sociais
Não tenha um perfil em redes sociais se não estiver disposto a colocar informações básicas, como quem são os integrantes da banda, quando ela foi formada, local de origem, influências, quais as principais músicas, (clipes se tiver), qual o contato da banda, entre outras informações cruciais. Ninguém melhor que os integrantes da banda para conseguir fornecer estas informações.

Dica 2: Fotos
Se você não quer que utilizem a pior foto de sua banda, é melhor prevenir do que remediar. Separe em seu site ou mesmo em suas redes sociais uma seção específica para fotos de shows, de ensaios da banda ou gravações, algo que possa ser utilizado tanto para divulgação publicitária como jornalística e indique que aquele material serve exatamente para utilização de terceiros. Um exemplo: monte um álbum no Facebook com o título “Fotos de Divulgação” ou algo semelhante. Com a tecnologia dos celulares de hoje em dia é possível fazer uma foto de qualidade, PROVISÓRIA até um ensaio profissional, para resolver este problema.

Dica 3: Letras de música
Não adiante querer que o fã cante as músicas da sua banda se a letra, principalmente se for cantada em uma língua estrangeira, não estiver à disposição nem em redes sociais, nem em sites, nem em lugar nenhum. É preciso deixar a letra com fácil acesso ao ouvinte. Plataformas como Vagalume podem ser ótimas para resolver este problema e ainda aumentam a moral do grupo.

Dica 4: Release
SEMPRE, sempre que lançar um clipe, um CD ou algo do tipo, produza um release com o material e as informações básicas sobre o tema para disparar para veículos da sua cidade e até outros, como o Cena Independente, Whiplash, Tenho Mais Discos do que Amigos, e outras mídias do tipo.

Dica 5: Não diga que não há dinheiro
Nunca deixe de fazer algo citado acima por falta de dinheiro. Faça o próprio texto, mostre a um amigo, peça para corrigi-lo, entre agora mesmo nas redes sociais de sua banda e veja o que falta para deixar as informações mais básicas à disposição do ouvinte.

Deixe um comentário