Responda rápido: o que garante o sucesso de um projeto? Amizade, parceria, sonhar grande e não desistir diante das adversidades são algumas das respostas que Denny França, Willy França, Lucas Corral e Renato Reish, músicos da banda de metal moderno Lacuna, têm para justificar a tamanha satisfação com o lançamento do EP Doce Ilusão. O trabalho, que chegou esta semana ao Youtube e ao Spotify, conta com quatro faixas, porrada em cima de pancadaria, que muito antes de entreter, evidencia um arsenal de temáticas que vão fazer você refletir, e muito!

A abertura do EP é marcada pela tensão instrumental de “Casa Fria”, que somada à mensagem explícita na letra te convida a irromper barreiras, seguir em frente, se libertar das correntes que te prendem e impedem de crescer, de alavancar uma vida plena.

Na sequência, “Doce Ilusão”, música que dá nome ao trabalho, mantem a mesma pegada e força que caracterizam o metal moderno, agradável aos ouvidos, dando ainda mais vazão à temática de superação experimentada na faixa anterior, afinal, em meio a escolhas e busca por uma direção, tudo é possível, tudo vale a pena. No final de outubro de 2017 a banda lançou de antemão o videoclipe de “Doce Ilusão”, trabalho genialmente produzido pela Julio Filmes, que já trabalhou com nomes de grande expressão na cena, como Trayce, John Wayne, I in Bad, Human Kraken, Tereza Carvalho, entre outros.

A mais longa de todas, “Jogar o Jogo” ganha ares de epopeia ao explorar, ao longo de mais de 7 minutos, alguns elementos sonoros que a tornam belíssima, sobretudo pelo arpejo harmônico das guitarras de Denny e Lucas, que dialogam suavemente enquanto a levada do baixo de Willy e da bateria de Renato ganham espaço, a princípio com leveza, mas logo explodem para encontrar eco na mensagem da letra: “Parece só existir uma saída, devemos jogar o jogo e desistir”.

Os acordes do baixo comandam a intro de “Verdade Nua e Crua”, criando um clima pesado para que o gutural de Willy esmague nossa percepção com um som visceral, guitarras cadenciadas e um espancamento anômalo da bateria, evidenciando que a escolha por essa faixa não apenas deixou o melhor para o final, mas também despertou um forte e incontrolável desejo de quero mais.

Quem assina a produção do EP é a Loud Factory dos produtores Wagner Meirinho e Tiago Pardal, caras experientes, que também assinam trabalhos de bandas como Torture Squad, Trayce, Takken, Valiria e o novo disco do Warrel Dane, que deve sair em breve.

Na estrada desde 2014, a Lacuna tomou um rumo diferente das demais bandas underground, apostou na somatória de experiências de seus integrantes e na vontade de cada um para construir um trabalho autoral que desnuda o modo visceral como perseguem a sonoridade de cada instrumento. De acordo com o vocalista Denny França, a influência de diferentes vertentes do metal, como Heavy, Death, Metal Core e New Metal marcam o diferencial da sonoridade da Lacuna:

“Todas essas influências contribuíram com a identidade sonora da banda, garantindo peso na medida certa em meio a um todo melódico. Isso faz com que a gente consiga atrair um público interessado tanto em músicas mais melódicas quanto um som mais pesado. Por meio de nossas músicas, que são cantadas em português, conseguimos traduzir nossa realidade e passar nossa mensagem, isso nos deixa bastante satisfeitos”.

Para ouvir o EP Doce Ilusão no Youtube, acesse https://youtu.be/74nuL00ypcc

Se você preferir, clique aqui para ouvir o EP Doce Ilusão no Spotify.

Deixe um comentário